Informática Educativa I :: Projeto de
Aprendizagem
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Título:
Verificando a
Relação de Euler
http://matemagicar.blogspot.com.br/
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Nome
do Aluno: Marcelle
Dutra França Fernandes
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1. Disciplina e anos envolvidos:
Matemática –
2ª série do Ensino Médio
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2. Tema central :
Os sólidos
geométricos, suas construções e relações quanto ao número de faces, vértices
e arestas, definindo a relação de Euler.
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3. Temas de apoio:
Reconhecimento e identificação dos sólidos
geométricos em diferentes contextos.
Percepção quanto as
medidas dos lados das figuras e suas possíveis construções.
Conceito de poliedros.
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4. Justificativa:
A relação
criada pelo matemático suíço Leonhard Euler possui extrema importância na
determinação do número de arestas, vértices e faces de qualquer poliedro
convexo e alguns não convexos. Essa relação permite que os cálculos sejam
realizados no intuito de determinarmos o número de elementos de um poliedro.
A utilização das formas geométricas vem
sendo feita em variados ramos da vida cotidiana como a construção de casas,
organização dos espaços e móveis, entre outros.
A partir da sua crescente utilização,
faz-se necessário o conhecimento e discernimentos dos melhores sólidos a
serem utilizados e/ou organizados em um espaço do nosso convívio diário.
Além de favorecer a visão mais dinâmica
e crítica sobre o meio o qual vivemos.
Essas informações permitem um
conhecimento apurado para mudar, alterar e / ou restaurar diversos padrões,
seja na rua em que se mora, casa, colégio, etc.
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5. Objetivos gerais e específicos:
Objetivo geral: proporcionar ao aluno um olhar apurado e correto sobre os sólidos
geométricos e suas inúmeras possibilidade de utilização.
Objetivos específicos: diferenciar os sólidos geométricos; reconhecer e classificar os
diferentes sólidos geométricos; determinar os números de faces, vértices e
Aretas dos sólidos geométricos; reconhecer e identificar o sólido a sua
planificação; identificar
os poliedros e suas nomenclaturas; identificar poliedros convexos; reconhecer
a Relação de Euler nos poliedros.
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6. Enfoque pedagógico :
Sócio-construtivista.
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7. Recursos tecnológicos:
Utilização de ferramentas da Web 2.0 disponíveis
na Internet .
Uso do programa Poly 1.11 disponível
gratuitamente na internet.
Computadores do laboratório de
informática conectados a Internet .
Data show
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8. Etapas e suas
estratégias de realização:
1ª etapa: Exibição de um vídeo com o tema ; Mão na massa”
definindo sólidos geométricos e sua importância no nosso dia a dia.
A
partir do vídeo, os alunos irão relembrar o tema que já estudaram em séries
anteriores e sua importância .
2ª etapa: utilização do
software Geometria.
Dividir a
sala em duplas, número de integrantes
de acordo com número de computadores disponíveis na Sala Ambiente de
Informática. Um dos integrantes manipulará o software enquanto o outro deverá
registrar as observações realizadas.
O software
mostra diversas características de cada sólido, suas faces, vértices, arestas
e onde são encontrados no nosso dia a dia.
3ª etapa: Dividir
os alunos em grupos de cinco
integrantes, e entregar a cada equipe o desenho de um poliedro
diferente. Os alunos deverão tentar desenhar em uma folha, este poliedro,
registrando sua nomenclatura, o número de faces, arestas e vértices.
Após esse momento será entregue uma planificação de como realizar a montagem do poliedro.
Depois, os alunos irão montar esse
poliedro utilizando canudos, clipes e barbante; papel colorset e cola .
Para montar os
poliedros, os canudos serão usados como arestas e os clipes serão utilizados
como vértices. O número de arestas conectadas num vértice define quantos
clipes este terá. Conecte os clipes e encaixe-os nos canudos. Por exemplo, no
octaedro, todos seus vértices possuem quatro conexões. Logo eles deverão
possuir quatro clipes conectados.
Uma dica: Se preferir, podem ser usados dois canudos para cada aresta. Além de ficar mais firme, é esteticamente mais atraente.
Com o papel colorset, os alunos irão
desenhar a planificação, recortar e colar.
4ª
etapa: Demonstração de alguns sólidos geométricos através do software
Poly. O professor irá demonstrar e deixará livre para os alunos manusearem e
perceberam suas possibilidades de uso.
5ª
etapa: através de uma tabela feita
pelo professor, os alunos irão completá-la e juntos, definirão quais as
particularidades e como encontrar os números de faces, vértices e arestas dos
sólidos.
Após a construção da tabela e descoberta
das propriedades, o professor irá mostras o Teorema de Euler para seus alunos.
6ª
etapa: Amostra dos materiais confeccionados pelos alunos, etiquetados e
um cartaz com a Relação de Euler também deverá ser colocada junta com os
materiais.
Essa amostra dos matérias pode ser feita
durante o recreio para não atrapalhar muitos as aulas dos outros colegas.
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9. Definição de papéis:
Papel do professor: condutor de todo o processo; orientador, fornecedor dos materiais e
informações, integrador, ético, articulador, motivador e divulgador das
informações e materiais confeccionados.
Papel do aluno: pesquisador, construtor, questionador, trabalhar
adequadamente em grupo.
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10. Sites e bibliografia de apoio:
Vídeo
Site: http://www.youtube.com/watch?v=UaCXN9yWprE,
acessado em 24/10/2012
Software de Geometria
Site:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9712/geometria/index.htm,
acessado em 24/10/2012
Materiais de apoio
http://www.edumat.com.br/software-matematicos/, acessado em 24/10/2012
http://www.accessu.com.br/download/matematica2/jul08/apostila.pdf, acessado em 24/10/2012
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=954, acessado em 24/10/2012
http://ensinodematemtica.blogspot.com.br/2011/07/relacao-de-euler.html, acessado em 24/10/2012
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11. Coleta de dados:
A coleta de
dados será feita através de sites da internet.
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12. Seleção do material:
Os matérias
forma adquiridos em sites confiáveis e de fácil acesso a todos. Orientação
essa que deve ser dada para os alunos quando realizarem pesquisas e
trabalhos.
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13. Programação visual:
Apresentação
de vídeos, mini-cartazes, software de forma a mostrar diferentes meios de
visualização e comportamentos dos sólidos geométricos e suas
particularidades.
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14. Meios para a execução:
Computadores com acesso à Internet e
o programa Poly instalado.
“Data show”.
Materiais de arte: cola, tesoura,
colorset, canudo, barbante e clipes.
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15. Avaliação:
A avaliação
ocorrerá em todo o processo de execução dos materiais levando em consideração
o trabalho em equipe, organização e manuseio dos materiais, correta confecção
dos sólidos geométricos e arrumação para a amostra.
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16. Cronograma:
O projeto
foi elaborada de forma a ser executado em duas semanas de aulas, visto que na
turma são ministradas 4 aulas semanais.
1º encontro:
amostra do vídeo, discussão do mesmo , pedido dos materiais para a próxima
aula , manuseio do software.
2º encontro:
divisão de duplas , entrega dos materiais para a confecção dos sólidos e
construção dos sólidos.
3º encontro;
manuseio do software Poly, construção da tabela.
4º encontro:
preparação e arrumação da mostra de trabalhos.
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TABELA
Nome do Sólido
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Número de Faces
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Número de Vértices
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Número de Arestas
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