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sábado, 27 de outubro de 2012


Informática Educativa I :: Projeto de Aprendizagem
 
Título: Verificando a Relação de Euler
http://matemagicar.blogspot.com.br/

 
Nome do Aluno: Marcelle Dutra França Fernandes
 
1. Disciplina e anos envolvidos:
    
     Matemática – 2ª série do Ensino Médio
 
2. Tema central :
    
     Os sólidos geométricos, suas construções e relações quanto ao número de faces, vértices e arestas, definindo a relação de Euler.
 
3. Temas de apoio:
   
      Reconhecimento e identificação dos sólidos geométricos em diferentes contextos.
     Percepção quanto as medidas dos lados das figuras e suas possíveis construções.
     Conceito de poliedros.
 

4. Justificativa:
 
     A relação criada pelo matemático suíço Leonhard Euler possui extrema importância na determinação do número de arestas, vértices e faces de qualquer poliedro convexo e alguns não convexos. Essa relação permite que os cálculos sejam realizados no intuito de determinarmos o número de elementos de um poliedro.
     A utilização das formas geométricas vem sendo feita em variados ramos da vida cotidiana como a construção de casas, organização dos espaços e móveis, entre outros.
     A partir da sua crescente utilização, faz-se necessário o conhecimento e discernimentos dos melhores sólidos a serem utilizados e/ou organizados em um espaço do nosso convívio diário.
     Além de favorecer a visão mais dinâmica e crítica sobre o meio o qual vivemos.
     Essas informações permitem um conhecimento apurado para mudar, alterar e / ou restaurar diversos padrões, seja na rua em que se mora, casa, colégio, etc.
    
5. Objetivos gerais e específicos:
 
     Objetivo geral: proporcionar ao aluno um olhar apurado e correto sobre os sólidos geométricos e suas inúmeras possibilidade de utilização.
 
     Objetivos específicos: diferenciar os sólidos geométricos; reconhecer e classificar os diferentes sólidos geométricos; determinar os números de faces, vértices e Aretas dos sólidos geométricos; reconhecer e identificar o sólido a sua planificação; identificar os poliedros e suas nomenclaturas; identificar poliedros convexos; reconhecer a Relação de Euler nos poliedros.
 
 
 
 

6. Enfoque pedagógico :
    
     Sócio-construtivista.
 
7. Recursos tecnológicos:
   
     Utilização de ferramentas da Web 2.0 disponíveis na Internet .
     Uso do programa Poly 1.11 disponível gratuitamente na internet.
     Computadores do laboratório de informática conectados a Internet .
     Data show
 
8. Etapas  e suas estratégias de realização:
 
     etapa: Exibição de um vídeo com o tema ; Mão na massa” definindo sólidos geométricos e sua importância no nosso dia a dia.
     A partir do vídeo, os alunos irão relembrar o tema que já estudaram em séries anteriores e sua importância .
 
     2ª etapa: utilização do software Geometria.
     Dividir a sala em duplas,  número de integrantes de acordo com número de computadores disponíveis na Sala Ambiente de Informática. Um dos integrantes manipulará o software enquanto o outro deverá registrar as observações realizadas.    
     O software mostra diversas características de cada sólido, suas faces, vértices, arestas e onde são encontrados no nosso dia a dia.
 
     3ª etapa: Dividir os alunos em grupos de cinco  integrantes, e entregar a cada equipe o desenho de um poliedro diferente. Os alunos deverão tentar desenhar em uma folha, este poliedro, registrando sua nomenclatura, o número de faces, arestas e vértices.
     Após esse  momento será entregue uma planificação de  como realizar a montagem do poliedro.
      Depois, os alunos irão montar esse poliedro utilizando canudos, clipes e barbante; papel colorset e cola .
     Para montar os poliedros, os canudos serão usados como arestas e os clipes serão utilizados como vértices. O número de arestas conectadas num vértice define quantos clipes este terá. Conecte os clipes e encaixe-os nos canudos. Por exemplo, no octaedro, todos seus vértices possuem quatro conexões. Logo eles deverão possuir quatro clipes conectados.
Uma dica: Se preferir, podem ser usados dois canudos para cada aresta. Além de ficar mais firme, é esteticamente mais atraente.
     Com o papel colorset, os alunos irão desenhar a planificação, recortar e colar.
 
      4ª etapa: Demonstração de alguns sólidos geométricos através do software Poly. O professor irá demonstrar e deixará livre para os alunos manusearem e perceberam suas possibilidades de uso.
 
     5ª etapa: através de uma tabela  feita pelo professor, os alunos irão completá-la e juntos, definirão quais as particularidades e como encontrar os números de faces, vértices e arestas dos sólidos.
     Após a construção da tabela e descoberta das propriedades, o professor irá mostras o Teorema de Euler para seus alunos.
 
     6ª etapa: Amostra dos materiais confeccionados pelos alunos, etiquetados e um cartaz com a Relação de Euler também deverá ser colocada junta com os materiais.
     Essa amostra dos matérias pode ser feita durante o recreio para não atrapalhar muitos as aulas dos outros colegas.
 

9. Definição de papéis:
 
     Papel do professor: condutor de todo o processo; orientador, fornecedor dos materiais e informações, integrador, ético, articulador, motivador e divulgador das informações e materiais confeccionados.
 
     Papel do aluno: pesquisador, construtor, questionador, trabalhar adequadamente em grupo.
 
10. Sites e bibliografia de apoio:
 
      Vídeo
Site: http://www.youtube.com/watch?v=UaCXN9yWprE, acessado em 24/10/2012
 
      Software de Geometria
 
 
     Materiais de apoio
 
 
 
 
 
 

11. Coleta de dados:
 
     A coleta de dados será feita através de sites da internet.
 
12. Seleção do material:
 
     Os matérias forma adquiridos em sites confiáveis e de fácil acesso a todos. Orientação essa que deve ser dada para os alunos quando realizarem pesquisas e trabalhos.
 
13. Programação visual:
 
     Apresentação de vídeos, mini-cartazes, software de forma a mostrar diferentes meios de visualização e comportamentos dos sólidos geométricos e suas particularidades.
 

14. Meios para a execução:
 
     Computadores com acesso à Internet e o programa Poly instalado.
     “Data show”.
     Materiais de arte: cola, tesoura, colorset, canudo, barbante e clipes.
 
15. Avaliação:
 
     A avaliação ocorrerá em todo o processo de execução dos materiais levando em consideração o trabalho em equipe, organização e manuseio dos materiais, correta confecção dos sólidos geométricos e arrumação para a amostra.
 
16. Cronograma:
 
     O projeto foi elaborada de forma a ser executado em duas semanas de aulas, visto que na turma são ministradas 4 aulas semanais.
 
     1º encontro: amostra do vídeo, discussão do mesmo , pedido dos materiais para a próxima aula , manuseio do software.
 
     2º encontro: divisão de duplas , entrega dos materiais para a confecção dos sólidos e construção dos sólidos.
 
     3º encontro; manuseio do software Poly, construção da tabela.
 
     4º encontro: preparação e arrumação da mostra de trabalhos.
 

TABELA

 

Nome do Sólido
Número de Faces
Número de Vértices
Número de Arestas
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

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Atividade Educacional - etapa 3 - Curso de extensão

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